sexta-feira, 13 de abril de 2012

Espaço Nutrição - Chá Branco

Konnichiwa!
Sim, começo a conversa em Japonês pois venho-vos dar a conhecer o aliado das dietas cá da Je: O Chá Branco. Este é o chá do momento e tive conhecimento dele através do (pseudo) nutricionista cá do sítio eheh.
Oriundo do Japão, da China e do Tibete, é da mesma família que o famoso chá verde, preto e vermelho (da mesma planta camelia sinensis) mas só que o processo de secagem é diferente (este é seco apenas ao sol e nunca por processos industriais), não passa pelo mesmo processo de oxidação que os outros parentes, e são utilizados rebentos, apanhados à mão durante apenas 2 dias na Primavera, e que contêm pequenos pêlos brancos (é daí deriva o nome do chá). Tudo isto faz com que as suas propriedades se concentrem, tornando-o assim o mais poderoso da família.



Nutrientes:
  • Manganês, Potássio, Ácido fólico, e Vitaminas C, K, B1 e B2;
  • É rico em substâncias antioxidantes (como polifenóis, bioflavenóides e catequinas) que são responsáveis pela neutralização dos radicais livres, que causam, sobretudo, o envelhecimento celular.

Propriedades e benefícios:
  • Anti-séptico: Combate bactérias, vírus e fungos. Ajuda a prevenir a formação de placa e cárie nos dentes;
 
  • Emagrecedor: Tem efeito termogénico, ou seja, aumenta a temperatura corporal acelerando deste modo o metabolismo, levando a uma perca de peso (isto se o chá for consumido em grandes quantidades por dia, contudo é preciso moderação e não exceder o limite de 1 litro/dia). Funciona também como diurético e ajuda na não retenção de líquidos;

  • Anti-oxidante: Os antioxidantes para além de combaterem o envelhecimento celular, diminuem o risco de doenças cardiovasculares, ajudam a regular os níveis de colesterol presente no sangue, e actuam na prevenção do cancro.

Atenção:
  • Como qualquer chá, este também possui cafeína (mas ainda assim menos que o chá verde, preto ou vermelho) e por isso deve ser consumido com moderação ou poderá provocar insónias (de preferência, não beber antes de dormir);
  • Também não se recomenda a sua ingestão às refeições porque a interacção da cafeína com outros nutrientes dos alimentos(como Ferro e Vitamina C) pode prejudicar a sua absorção pelo organismo;
  • Não deve substituir nenhuma bebida ou alimento. Apesar de ser um líquido, é imprescindível o consumo de água;
  • Deve ser consumido, de preferência, nas primeiras horas pois ele vai oxidando com o tempo, e assim perdendo também as suas propriedades.
Onde podemos encontrá-lo: Pode-se comprar em qualquer ervanária, supermercado ou hipermercado. Encontra-se puro ou em misturas, como o caso da Lipton que contém rosas e violetas na mistura. Dos que experimentei, o que gostei (por ser menos amargo) mais foi o da marca Dia, do Minipreço, que uma caixa com 20 saquetas custa 0,99€.

 
Por isso não há razão para não se cuidarem ;)




Sem comentários:

Enviar um comentário