sábado, 14 de abril de 2012

Review – Máscara facial de Argila Verde


Olá! Pois, hoje por Tomar esteve assim...



O dia está chuvoso, não dá para dar grandes passeios com o vosso mais que tudo...O que fazer em dias assim? Um Spa em casa, Clarooo! =D
Como a minha pele é oleosa, faço a máscara só com argila verde, a indicada para o meu tipo de pele. Mas quem tem pele seca ou pele mista…não desesperem, há argila para todos! Yeahhh!
As palavras de ordem são: Peeling, Microabrasão e Rejuvenescimento Facial! Então vamos lá conhecer esta maravilha da Natureza, Camaradas pah!

Propriedades e benefícios da argila verde:

Oligoelementos e sais minerais: Silicatos de alumínio hidratados, titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio, ferro, caulinite, ilite e montemorilonite. Dependendo dos conjuntos formados por estes elementos, as argilas terão cores diferentes, propriedades e aplicações terapêuticas diferentes. É na argila verde que se encontram a maior parte destes elementos. A argila branca ou rosa são as mais indicadas para peles secas.

Principais propriedades: Graças à sua estrutura molecular, a argila verde tem propriedades de absorção, adsorção, libertação dos seus constituintes, e tensão.


  1. Absorção: Extrai toxinas e substâncias nocivas ao organismo, impurezas, tendo por isso o efeito anti-séptico, anti-microbiano e anti-bacteriano. É por isso bastante eficaz no combate ao acne, visto que expulsa as impurezas responsáveis por essas irritações cutâneas. 
  2. Adsorção: É o fenómeno físico-químico pelo qual a argila retém impurezas e toxinas, substituindo-as por minerais, e por isso tão eficaz quando o seu uso é interno.
  3. Libertação dos seus constituintes: A argila liberta os seus constituintes activos para os líquidos envolventes. Por exemplo, quando o seu uso for interno, o silicato de alumínio pode depositar-se sobre a mucosa digestiva tendo um efeito protector. Devido à presença de sílica e alumínio, possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e analgésicas.
  4. Tensão: O produto estimula a circulação sanguínea, através de uma esfoliação, e tem efeito instantâneo sobre a flacidez da pele. Quando a máscara secar sentirão a pele a repuxar (efeito "lifting").

  • É selectiva na procura de micróbios patogénicos, preservando os benéficos, nos tecidos lesados, permitindo um rápido estabelecimento da saúde.
  • "Seu poder de absorção e sua acção tensora e esfoliante remove as células mortas e o excesso de oleosidade tornando a pele com aspecto jovem. No couro cabeludo actua como anti-resíduos e proporciona cabelos fortalecidos e saudáveis."
  • Por ter todas estas propriedades, quando se preparar a máscara, nunca deve ser num recipiente de ferro pois altera a fórmula da argila.

Onde encontrá-la: Em ervanárias, supermercados e hipermercados. O pacote que tenho de 1kg comprei na ervanária “Celeiro Integral” cá em Tomar, e no ano passado, custou por volta de 1,50€.
Vamos agora à máscara propriamente dita!

O que vamos precisar:
  • Recipiente em vidro ou plástico; 
  • Colher; 
  • Pincel; 
  • Água (morna de preferência). Também podem usar soro fisiológico, água desmineralizada, água de rosas ou mesmo chá de camomila; 
  • Argila verde em pó.


Como preparar a mistura:
  • Colocar 1 colher de argila no recipiente, depois adicionar água morna e misturar com a espátula, ou colher, até obter a consistência desejada (1 colher de água na mesma proporção e a mistura fica espessa, como mostra a imagem);




 Aplicação:
  • Prende-se o cabelo, caso necessário;
  • Lava-se o rosto com sabão neutro, de seguida passa-se por água, de preferência morna para que os poros dilatem. A pele deve estar limpa e sem maquilhagem;
  • Com o auxílio de um pincel, espalhar a mistura uniformemente pelo rosto evitando a área dos olhos e dos lábios (áreas sensíveis);
  • Quando começar a secar sente-se a pele a repuxar. Espera-se que a argila seque completamente (mais ou menos 20 minutos) e depois lava-se com água abundante.
                 (Antes de secar. Relaxar e recarregar                        (Já seca. Nesta fase não vos aconselho a
                      energias ao mesmo tempo                                        mexer um músculo que seja)
                      *.* cristais maravilhosos)

                                               (Pormenor dos poros do nariz)

Atenção: Pode arder um pouco nos primeiros minutos, mas depois passa (para quem já fez uma limpeza de pele numa esteticista, a sensação é semelhante). A pele pode ficar um pouco avermelhada , o que é normal visto que a argila activa a circulação sanguínea.
Depois não esquecer dois passos fundamentais: Tónico e Creme Hidratante. O tónico pode ser o habitual, da rotina diária de limpeza de pele (quem não tiver pode ser Água de Rosas, que quase toda a gente tem em casa. Passem-na generosamente na pele com a ajuda de algodão, ela acaba com a sensação de ardor, limpa e refresca). Agora é a vez de aplicar um bom creme hidratante, porque a argila não retirou apenas óleo e retirou também água, deixando a pele mais seca, por isso é muito importante restaurar o nível de água.
Esta máscara pode ser feita 1 vez por semana. Para quem tem pele seca, podem juntar uma colher de mel para não ressecar tanto a pele (já experimentei, mas custa um pouco mais a retirar porque não seca completamente).

Ele também fez e adorou. E vocês?



Fica a dica ;)

2 comentários: